Jovem e internacional, o UNIV CONGRESS convoca a Roma, desde 1968, milhares de estudantes universitários dos cinco continentes, que se reúnem para ampliar horizontes, dialogar e confrontar de modo construtivo alguns temas de maior importância para o mundo juvenil e a sociedade atual. Um dos desafios da Universidade é ajudar os estudantes a enfrentar-se com as grandes questões da vida humana, do progresso científico e cultural e muitos outros âmbitos.
Repensar o futuro
No seu cinquentenário, que coincidiu com o da Revolução de Maio de 68, o tema proposto “Repensar o Futuro” constituiu-se como um desafio a refletir com profundidade sobre problemas concretos, conscientes de que o movimento estudantil de 68, que aglutinou a vontade de muitos jovens de mudar o mundo, terá reivindicado um conceito de liberdade autorreferencial gerador de uma proliferação de ideologias redutoras da grandeza da pessoa humana. Requer-se propor agora um novo movimento que efetue uma mudança de paradigma e possibilite construir um mundo de esperança.
Apoio à participação portuguesa no UNIV Congress 2018

Da participação portuguesa, destacamos o trabalho enviado pela delegação de Braga – “Envelhecimento e Inteligência Artificial: (Re)pensemos o nosso futuro” – da autoria de Constança Elias, Aurora Miranda, Beatriz Barros, Monique Gallotti e Rita Nunes.
Tendo em conta o interesse e qualidade deste projeto, a Fundação decidiu apoiar e promover a participação portuguesa no UNIV CONGRESS em 2018 e nos anos subsequentes.