
A Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha apoiou o Seminário # Família Influencer realizado a 20 de novembro de 2021, na Quinta de Enxomil, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, com a presença de 49 participantes, “mulheres que ambicionam mudar o mundo a partir das suas famílias”.
Do programa, destacamos:
- A Conferência “Um like à vida familiar” em que Teresa Sarmento ofereceu um comentário à Exortação Apostólica Amoris Laetitia do papa Francisco realçando modos de transformar a casa num lar luminoso e alegre onde se sinta o amor e serviço ao outro, onde todos se exercitam no “por favor”, “obrigado” e “desculpa”, um sítio onde todos sintam como o melhor lugar para estar e para onde querem voltar. Cuidar do espaço onde vivemos, reforçando a ordem e manutenção dos bens materiais é uma necessidade. A mulher, peça central na vida da família.
- A Mesa-redonda “Como influenciar na família e em família” onde Vera Harry Leite, Raquel Machado e Isabel Martins referiram a importância de saber pedir, aceitar e dar ajuda. Ajudar em família com docilidade e humildade, sobretudo quando há tristeza ou desânimo. Pedir ajuda de uma forma direta e estar com atenção a quem nos rodeia, pois podem precisar de apoio, de uma palavra de conforto… Diálogo e abertura com os filhos. Esse esforço tem a eficácia das ondas que uma pedra provoca quando cai no lago.
- A Conferência “Das redes familiares à rede social”, a cargo de Teresa Ayres Pereira, onde se falou de saber parar, descansar e disfrutar da e em família. De saber agendar tempos de lazer e descanso para a família e em família: uma noite de cinema com pipocas, uma noite de acampamento no quarto de um dos filhos, uma noite cultural (leitura, dança, teatro, tocar um instrumento musical, contar adivinhas/anedotas…), fazer passeios de carro, passando pela casa de um amigo, convidar uma família amiga para um café… Redes familiares coesas levam a sociedades coesas, estruturadas e justas. Também foram abordados os benefícios / perigos das redes sociais, a importância de serem usadas para o bem, bem como escolher bem os amigos dos filhos, dar prioridade ao contato telefónico ou físico, escrever um postal em vez de usar as redes sociais para, por exemplo, parabenizar um amigo.
- A Aula prática “Estar bem para bem estar”, orientada por Teresa Ayres Pereira, sobre a necessidade da mulher se cuidar melhor para poder cuidar os outros. A beleza e cuidado atraem, pelo que a elegância, a gestão da imagem favorecem o bem estar na família.
Segundo as respostas ao questionário de avaliação, 57% das participantes classificaram o evento como tendo sido acima do esperado, 43% em linha com o esperado e zero abaixo do esperado. Os temas abordaram problemas da sociedade atual ; as conferências foram muito pertinentes com o momento que se atravessa e com os obstáculos criados às famílias; foram conteúdos, reflexões, interpelação à vida pessoal e familiar, inspiração e ferramentas para repensar o percurso familiar ; os testemunhos reais , a troca de experiências e pensamentos e a partilha também foram bastante valorizados pelas participantes.