Projeto Cabo Verde 2018

Projeto Cabo Verde
O Projeto Cabo Verde

A edição 2018 do  Projeto Cabo Verde, um projeto de voluntariado internacional para a cooperação, desenvolvido por estudantes universitárias e jovens profissionais  teve lugar no Bairro de Fontón, na cidade da Praia, de 22 de julho a 2 de agosto de 2018.

Resulta da parceria entre várias associações portuguesas – a Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha, a Cooperativa de Telheiras para a Promoção da Solidariedade e da Cultura, CRL, a Fundação Maria Antónia Barreiro, os Álamos, Associação Juvenil (Lisboa) e o Rampa Clube (Porto) – em colaboração com a comunidade local cabo-verdiana através do Centro de Intervenção Comunitária de Fonton.

A estratégia de intervenção abrange três pilares fundamentais do desenvolvimento social: educação e formação, saúde e ambiente.

Seleção e formação de Voluntárias

Cerca de 200 inscrições foram recebidas através do site do Projeto Cabo Verde 2018  De março a junho, decorreu o processo de seleção e formação das 60 participantes provenientes de todo o país. As ações de formação tiveram lugar nas cidades de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.

Iniciativas de angariação de fundos

Simultaneamente, foram lançadas diversas iniciativas de angariação de donativos em dinheiro e géneros de modo a suportar as despesas do Projeto e a suscitar a solidariedade com a população-alvo. Destacamos as campanhas “Mochilas Solidárias” e “Famílias ajudam Famílias” que conseguiram mobilizar famílias e escolas de todo o país com o objetivo, respetivamente, de dotar crianças caboverdianas com material escolar básico e oferecer cabazes de alimentos.

Intervenção no terreno

A intervenção no terreno, em 2018, efetivou-se de 18 de julho a 22 de agosto e decorreu no bairro do Fonton, na cidade da Praia, envolvendo nas ações de voluntariado 60 estudantes do ensino superior e jovens profissionais.

Os objetivos globais e específicos do Projeto pretenderam dar um contributo para fazer dos beneficiários os protagonistas do seu próprio desenvolvimento e, complementarmente, apostar na formação das voluntárias, valorizando a iniciativa de cada uma e proporcionando uma oportunidade de treinar, ganhar e aperfeiçoar competências.

Projeto Art of Living 2018

Projeto Art of Living 2018

Tendo em conta a experiência positiva do ano transato e a valia do Projeto, a Fundação decidiu apoiar esta competição juvenil promovida pelos clubes juvenis Clube Monte Alegre (Montemor-o-Novo), Clube Campo Alegre (Galegos – Penafiel), Clube 7+ (Lisboa), Clube Rotunda (Porto), e coordenada pela formadora Maria Cláudia Ghira Campo Viana.

O Projeto Art of Living

Inspirado numa iniciativa congénere realizada nos EUA, no Reino Unido, Irlanda e Itália, em Portugal, o Projeto Art of Living consiste numa competição anual e nacional entre equipas de jovens a partir dos 13 anos, cujo tema de fundo visa redescobrir e valorizar as necessidades elementares da pessoa: a alimentação, o vestuário, a saúde e a beleza, através do amor à arte e com arte, dedicação e carinho, adquirindo assim competências para influir na sociedade e na família.

As equipas de concorrentes preparam-se ao longo do ano para ensaio / pesquisa / aprendizagem das áreas de trabalho propostas sobre as quais irão fazer o trabalho final: Casa e Decoração; Cozinha e Doçaria; Moda; Organização de Eventos e Saúde. São acompanhadas por uma monitora qualificada pelo Projeto Art of Living, garantindo assim uma educação personalizada. A competição anual, a ter lugar no segundo trimestre, perante um júri, é apenas o coroar do esforço dos meses de trabalho e formação.

O Projeto Art of Living Portugal 2018

Em 2018, as sessões finais tiveram como temas aglutinadores: “Saber receber, Saber querer”; “A Maçã”; “Uma Caixa de Bombons” e “Orçamento para uma festa” e realizaram-se em:

  • 1ª sessão – de 11 a 13 de fevereiro, em Montemor-o-Novo, para 16 jovens do 7º e 8º anos de escolaridade;
  • 2ª sessão – de 4 a 6 de abril, em Miramar, para 17 jovens do 9º, 10º e 11º anos de escolaridade.

O programa de ambas as sessões foi ainda preenchido com colóquios, voluntariado e outras atividades culturais