UNIV 2020 – “Next Generation Leaders” – Roma

O tema do UNIV para 2020
Líderes da Nova Geração

Um líder não é alguém com um cargo oficial, um CEO, um chefe. Os líderes encontram-se nas comunidades, nas escolas, nas famílias. A função dos líderes é coordenar, animar, planificar, trabalhar, pensar no serviço de um bem maior. São necessários tanto para construir estrategicamente em tempos de paz, como para responder rapidamente em tempos de crise. Quais são as qualidades de um bom líder? Deverá possuir uma personalidade impositiva, ou ter sempre razão? Como gere os erros e debilidades pessoais? Como criar equilíbrio entre falar e escutar, entre dialogar e tomar decisões firmes e oportunas? A liderança também pode ser vista como algo para poucos eleitos: os dotados, os bem relacionados, os persuasivos. A liderança está ao alcance de todos? Quem são alguns dos líderes mais improváveis da história?

O que é o UNIV?

O UNIV Congress é um congresso universitário internacional que se realiza durante a Semana Santa, em Roma. Anualmente, define-se um tema para que os jovens participantes possam estudar e aprofundar um aspeto concreto da sociedade atual, e assim oferecer soluções para os diversos desafios que se apresentam. O UNIV nasceu em 1968 com o objetivo de permitir que todos os anos cerca de 3.000 jovens possam viver uma experiência de impacto profundo, onde nascem e crescem ideias, como consequência do contacto com o património cultural, espiritual e artístico que a cidade de Roma conserva.

Estudar, refletir, dialogar, interrogar, argumentar: atividades que estão no centro da vida universitária. Um dos desafios da universidade – além de oferecer una adequada formação técnica nas diversas disciplinas – é ajudar os estudantes a amadurecer sólidos hábitos de rigor intelectual e fazer com que sejam capazes de enfrentar as grandes questões da vida humana, do progresso científico e cultural, da religião, da economia e de muitos outros âmbitos.

Por outro lado, para se limitar à reflexão teórica, o UNIV Congress promove a criação de projetos com impacto na sociedade.
Com uma ampla variedade de modalidades – conferências, trabalhos de investigação, projetos sociais, vídeos, etc.- o UNIV Congress constitui uma plataforma flexível para a criatividade e iniciativa de professores e estudantes que provêm de diversas culturas.

Participaram cerca de 1000 jovens provenientes dos 5 continentes. Estiveram representados a República Checa, Polónia, Austrália, Estados Unidos, Croácia, Letónia e Lituânia, Suécia, Alemanha, Eslováquia, Espanha, Quénia, Porto Rico, Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai… num total de 33 países.

Queres Inscrever-te?
O formulário não tardará a ser publicado.