No Porto: Rampa Clube

Um centro cultural no centro do Porto

Tendo em conta a similaridade dos respetivos fins estatutários, a Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha tem vindo, há alguns anos, a efetuar parcerias com o Rampa Clube, através das quais apoiava ou exercia atividades culturais e educativas, nomeadamente, através dos seus projetos Take-off, Corta-fogo Solidário. A partir de 2022, a atividade cultural do Rampa Clube foi integrada pela Fundação no seu Plano de Atividades.

O Rampa Clube ocupa o 1º andar do Ed. Bristol, na Av. da Boavista

A primeira sede do Rampa Clube, nos anos 70 do séc. XX, situava-se na Rua Oliveira Monteiro, no Porto. Esta rua é inclinada e daí veio o nome do Clube: Rampa.

A atual sede do Rampa, situada na Av. da Boavista, nº 1605, foi adquirida nos anos 80 pela sociedade por quotas Fontarcada – Centro de Actividades Culturais, Lda. que, por sua vez, cedia as instalações ao Rampa Clube – Associação Juvenil.

O Rampa Clube (www.cluberampa.com) é um projeto formativo com atividades para raparigas do Ensino Básico, Secundário e Superior, cuja missão consiste em valorizar e reforçar o papel dos pais como primeiros educadores.

O Rampa trabalha com as famílias para enfrentar o desafio de educar numa sociedade em constante mudança. Os pais sabem que o ambiente e a educação que dão às suas filhas se prolonga e consolida no Rampa. A ação conjunta de pais e monitoras contribui para fortalecer a formação das associadas.

As monitoras ajudam cada associada a conhecer-se e a crescer como pessoa. É através das monitoras que se concretiza o acompanhamento personalizado de cada associada, que por sua vez é um dos aspetos mais importantes da colaboração que o Clube presta às famílias. As monitoras estão especialmente atentas para estimular, animar e aconselhar cada associada no seu percurso pessoal e académico, no âmbito de uma relação de amizade e confiança.

O Rampa Clube é administrado e representado por uma Direção, composta por um número mínimo de 6 (seis) elementos.

Recursos Físicos e Humanos

O Rampa Clube exerce a sua atividade na Av. da Boavista, nº 1605, no Porto, dispondo dos seguintes recursos físicos: Receção e Secretaria, Salas de reuniões, Salas de formação, Biblioteca e sala de estudo, Capela, Cozinha de práticas, Ginásio, Balneários, Auditório.
As salas de estudo, disponíveis todos os dias da semana das 9h00 às 21h00, são um lugar importante no Rampa para o estudo individual e em grupo. Durante o ano e em época de exames, o ambiente de trabalho e a companhia das amigas dão ânimo para continuar a estudar.

No que respeita aos recursos humanos necessários à organização das atividades, conta-se com a Direção e o apoio das encarregadas de secção. Na orientação das atividades culturais, participaram ainda várias monitoras. Além das ajudas fixas, contou-se com a colaboração das professoras das respetivas atividades como desporto, culinária e dança, entre outras.