A Fundação

 

A Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha, com sede em Viseu,  foi instituída a 3 de Maio de 2010, enquanto Fundação de Direito Privado, sem fins lucrativos e de exclusivo interesse social, concretizando a vontade da Ilustre Fundadora em deixar um legado que pudesse contribuir para um melhor entendimento e maior tomada de consciência da importância da dignidade da pessoa humana nas mais diversas esferas da sociedade portuguesa e no mundo. Recebeu o reconhecimento da Presidência do Conselho de Ministros a 30 de dezembro de 2013 e a Declaração de Utilidade Pública a 19 de abril de 2021.

A Família aparece assim como uma realidade fundamental da pessoa humana na sua condição de alicerce da sociedade, plena de interesse teórico e prático. A Fundação está consciente da necessidade e utilidade de dar uma resposta científica, rigorosa e bem fundamentada aos múltiplos temas e problemas que a família apresenta no mundo, nas culturas e na vida concreta dos povos.

As atividades promovidas pela Fundação visarão o desenvolvimento e dignificação da pessoa humana, enquanto ser irrepetível, inserido numa família e meio social e cultural. Com uma série de qualidades, características, potencialidades e no exercício da sua liberdade, cada pessoa procura realizar um projeto de melhoria, formação e felicidade pessoal, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade.  Nesse sentido, um processo de Educação Personalizada surge como uma metodologia que merecerá o interesse e foco da Fundação.

Numa era globalizada, marcada pelas novas tecnologias e redes sociais digitais, o que apelidamos de Comunicação 360º constitui-se como essencial a um serviço amplo e diferenciado que ofereça uma transformação social, cultural e criativa, centrada em pessoas dotadas de razão, liberdade e coração, através da construção de plataformas de interação de boas práticas.

A disposição para servir é a resposta prática ao valor inestimável do outro; é a manifestação do reconhecimento incondicional da pessoa e da sua dignidade. Impacto do Serviço significa reconhecimento da mútua grandeza das pessoas, de que os outros não são um número. É necessário educar no serviço: proporcionar ocasiões; ensinar a apreciar a alegria de servir. 

 

Escritura de Instituição

 

Download (PDF, 600KB)