
Fernando Ruas
Deputado ao Parlamento Europeu
“Como viseense, gostaria de louvar publicamente a extraordinária actividade desenvolvida pela Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha, cujos fins estatutários (…) nos confrontam enquanto cidadãos e devem ser merecedores de todo o nosso apoio e solidariedade quer a nível público, quer a nível privado.
Pelo conhecimento da sua história, embora recente, (…) estou convicto da garantia de uma acção empenhada, idónea e bem direccionada em termos de intervenção comunitária na concretização dos nobres fins desta Instituição. (…)
É por isso com muita honra que me associo a este projecto que contribui para uma sociedade e comunidades mais sólidas e inclusivas, na busca incessante do bem comum e na promoção dos direitos fundamentais, sendo por isso, merecedor de todo o meu reconhecimento e apoio público.
Viseu, 11 de março de 2019

Roberto Carneiro
Presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa
Ex Ministro da Educação (XI Governo Constitucional)
Estou seguro de que, pelo perfil de idoneidade , e bem assim pelo espírito cívico de serviço que caracteriza e anima os titulares dos respetivos corpos sociais, a Fundação saberá levar a bom porto os seus nobres objetivos, no respeito escrupuloso pela vontade da ilustre personalidade instituidora.
A iniciativa de criação da Fundação é bem merecedora da admiração dos Portugueses e do reconhecimento público por parte dos poderes públicos que tutelam as respetivas áreas de intervenção prioritária”.
Lisboa, 7 de fevereiro de 2012

Rui Chancerelle de Machete
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (XIX Governo Constitucional)
Professor e Doutor honoris causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica Portuguesa
“O projeto de Fundação e os respetivos Estatutos parecem-me bem estruturados e reveladores de uma grande generosidade e seriedade de propósitos, consentâneos, aliás, com o que me foi dado a conhecer do comportamento e vida da Ilustre Instituidora.
Assim, é com muito prazer e honra que me associo a este projeto que se me afigura poder dar um contributo importante para o bem estar e progresso de Viseu e a sua população, e, mais geral do próprio país”.
Lisboa, 26 de dezembro de 2011

Jaime Nogueira Pinto
Professor universitário, escritor, investigador e empresário português
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Africana para a Cultura
“(…) tenho conhecimento das pessoas e projeto da “Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha” e que me merecem confiança em termos de idoneidade e capacidade de realização”.
Lisboa, 30 de novembro de 2011
Marieta Mendes Delgado Pinto Seixas da Fonseca
Ex- Subdiretora Geral da Família
Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
“Tendo tomado conhecimento dos Estatutos da Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha, congratulo-me com a sua criação e com o objeto neles previsto (…).
Uma palavra mais para relevar a capacidade e idoneidade dos seus corpos sociais que, por serem do meu conhecimento, dão garantias de grande empenho no lançamento e dedicação e rigor na aplicação dos Estatutos”.
Lisboa, 03 de dezembro de 2011
Carlos Manuel Seixas da Fonseca
Engenheiro Mecânico (IST)
Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
“Como viseense, congratulo-me com o surgir da Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha destinada à “realização de atividades nas áreas da cultura, da educação, da saúde e da solidariedade social que visem o desenvolvimento e a dignificação da pessoa humana” (in Estatutos)”.
Lisboa, 03 de dezembro de 2011

Henrique Alexandre Machado da Silva Fonseca
Presidente da Comissão de Relações internacionais da Sociedade de Geografia
Vice-Almirante da Marinha Portuguesa na reserva
“(…) considero os fins da atrás mencionada “Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha” como muito dignos e meritórios, merecedores de todo o apoio, quer de entidades públicas quer privadas”
Lisboa, 01 de dezembro de 2011