Apoiar atividades na área da cultura na cidade de Viseu e região
De acordo com a vontade da Fundadora, entre os fins da Fundação contam-se, em primeiro lugar, projetos relacionados com a promoção, o financiamento e a realização de atividades nas áreas da cultura na cidade de Viseu e de solidariedade social em localidades da região.
Apoiar atividades na área da cultura na cidade de Braga – O Colina – Clube Juvenil e Centro Cultural
A construção e implementação do Colina – Clube Juvenil e Centro Cultural, iniciativa da Fundação, em Braga, cidade com forte influência universitária no norte do país, corresponde a uma vontade expressa da Fundadora. Constitui-se como Living Lab (montra viva) dos seus projetos, implementações reais dos conceitos de sustentabilidade da Família, realizações animadas pela Juventude e Serviço, onde se aplica a metodologia da Educação Personalizada.
Apoiar atividades na área da cultura a nível nacional
A Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha tem como seu objetivo construir e difundir uma plataforma de boas práticas, mobilizando parceiros, colaboradores e beneficiários.
A Fundação pretende constituir-se numa referência enquanto escola de pensamento (think tank) com base nos seus eixos estratégicos: a Antropologia e Sustentabilidade da Família, a Educação Personalizada, a Comunicação 360º e o Impacto do Serviço. É sua missão valorizar, realçar e difundir a centralidade da família na sociedade e a importância da educação, da cultura, e da solidariedade no desenvolvimento de cada pessoa, como ser único e irrepetível.
Curso online em Antropologia da Moda
Visando o desenvolvimento e a dignificação da pessoa humana, a Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha disponibiliza online o curso Antropologia da Moda, Imagem e Etiqueta .
Trata-se de uma atividade particularmente inscrita nos seus fins estatutários, ao promover o ideal da excelência humana e da família, meta do desenvolvimento económico-cultural e do modus vivendi em sociedade.
O curso online Antropologia da Moda, Imagem e Etiqueta é proposto em parceria com a empresa de consultadoria de moda Style Innovators dirigida por Lula Kiah e o Centro Universitário Virtual Brainet.
Apoiar atividades na área da cultura a nível internacional – Projeto Cabo Verde
A Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha, em parceria com as associações portuguesas Cooperativa de Telheiras para a Promoção da Solidariedade e da Cultura, CRL, Álamos – Associação Juvenil (Lisboa), Rampa Clube (Porto) e Associação Cultural das Areias (Estoril), após a experiência de 2017, decidiu apoiar a edição 2018 do Projeto Cabo Verde (PCV), realizada em fins de julho e princípio de agosto, em colaboração com a comunidade local cabo-verdiana.